NOTÍCIAS

Últimas notícias


NOTÍCIA EM DETALHE

Lousã na Volta

Quando a 14 de agosto o pelotão da 79ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta se preparar para iniciar a Etapa Rainha, a caravana da prova estará na vila da Lousã com os homens que anseiam pelos melhores lugares da classificação a viver o nervoso miudinho das grandes etapas.
O município da Lousã volta a acolher a competição num dos dias mais importantes, o penúltimo, para definir o vencedor desta edição. A 9ª etapa de 184,1 Km vai terminar na Guarda e tem passagem no ponto mais alto do território continental português, a Serra da Estrela. Há seis contagens para o Prémio da Montanha valendo a passagem na Torre como Categoria Especial. Joaquim Gomes, o diretor de prova não tem dúvidas. “Em termos competitivos esta será a última possibilidade de confronto direto entre os que estão a discutir a corrida. A partida na Lousã será apenas o início do calvário rumo à cidade mais alta de Portugal.”

O regresso da Volta à Lousã acontece após 12 anos de ausência. Os pormenores da etapa Lousã-Guarda foram apresentados esta segunda-feira, ao final da manhã, nos Paços do Concelho onde foi rubricado o protocolo com a Câmara Municipal da Lousã, o Turismo do Centro e a empresa EFAPEL que tornou possível esta associação. Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã é com orgulho e satisfação que o concelho está, de novo, na mais importante prova do ciclismo nacional que vai percorrer o país de 4 a 15 de agosto. “O gosto que os Lousanenses têm demonstrado – de diferentes maneiras – pelos desportos velocipédicos e a existência de uma equipa patrocinada por uma das empresas de referência do Concelho – EFAPEL, que também se associa ao acolhimento da etapa, bem como o facto de este ano se assinalarem os 90 anos da Volta – um dos maiores e mais reconhecidos eventos desportivos do pais – foram alguns dos motivos que nos levaram a aceitar o desafio de acolher a partida da designada “Etapa Rainha”.

O concelho orgulha-se de ser uma referência para os praticantes de BTT e Downhill, mas a prática de ciclismo de estrada tem vindo a afirmar-se e a Lousã tem acolhido alguns eventos de referência.

Estreia aconteceu em 2005

A vila estreou-se na Volta a Portugal, em 2005, quando deu início à 3ª etapa que marcaria definitivamente o rumo dos acontecimentos na 67ª edição da prova. Nos 156,2 quilómetros, a caminho do Fundão, destacou-se um russo, Vladimir Efimkin (Barloworld), que não só ganhou a etapa como obteve uma grande vantagem e até ao fim da prova ninguém lhe tirou a Camisola Amarela.

Sigam-nos no Facebook

Sigam-nos no Twitter

Sigam-nos no Instagram

#eugostodaVolta
#Voltaportugal


24-07-2016



Partilhar
Seguinte

PODIUMUVP-FPCUCI © 2017 PODIUM    |   DESENVOLVIDO POR: LÜHMANN . DESIGN & COMUNICAÇÃO